VAGA - Mais de 5000 sírios já cruzaram as fronteiras do país para o lado da Turquia, enquanto um racha nas forças do exército causou uma guerra entre os dois lados. Do outro lado da fronteira, milhares de pessoas sem abrigo e sem alimento.
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 13 de Junho de 2011 - 13h16min.
Segundo a Revolução Síria e ativistas relataram que cerca de 50 mil populares estão abandonando suas casas e trocando-as por tendas improvisadas em países vizinhos, deixando regiões como Vaga, completamente desertas.
O site "
Dw-World" um alto comissário das Nações Unidas para refugiados (UNHCR) enviou um pedido para que fosse ampliado o campo de refugiados criado na Turquia para receber até 2500 sírios até a próxima 4ª feira, ou a criação de um novo campo já que o número de imigrantes já ultrapassa dos 5000.
O canal do youtube
freedom4566 que pertence a um ativista sírio divulgou vídeo gravados hoje (13-05) que mostram a chegada de alguma ajuda humanitária num acampamento improvisado no lado turco.
Estas imagens foram retiradas (snapshots) a partir dos vídeos publicados.
20h52min De acordo com o site
"iol.co.za" milhares de populares que ainda não cruzaram a fronteira síria estão vivendo ao relento nas montanhas ou nos campos rurais nos arredores de Vaga, destacando que ontem aconteceu uma tempestade e a multidão não conseguiu se abrigar.
Outro fato importante foi noticiado pelo site " " que informou que a rebelião de soldados era uma tentativa de manter as forças sírias ocupadas enquanto a população fugia do país, cruzando a fronteira para o lado da Turquia.