Translate

Posted by : Unknown June 16, 2012

O chefe da UNSMIS suspendeu a atividade da missão dos Observadores depois que constatou a escalada desenfreada da violência armada e que uma das viaturas oficiais foi violentamente atacada nesta terça.

Algumas das marcas da violência contra os observadores, casadas por ataques
de civis usando barras de ferro em Al-Haffah 12-05-2012 "Snapshot"
Por Saulo Valley para JIRABH (Jornalismo Internacional na Revolução Árabe do BlogHumans)
Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2012 - 19h20 GMT-3 Atualização 21h59

O regime sírio repetiu a estratégia para manter os Observadores em completo risco, à fim de impedir que novas provas de crimes do governo fossem coletadas em função dos muitos massacres de dezenas de civis quase todos os dias no país. Esta estratégia foi utilizada para que a Liga Árabe acabasse desistindo da manutenção do plano de paz e recolhesse seus observadores. Em função da violência a qual a missão estava exposta, e reclamando da "falta de interesse das partes envolvidas num cessar fogo" o diálogo entre a Síria e a Liga Árabe foi interrompido e os arquivos foram transferidos para as Nações Unidas. Foi em Abril de 2012 que a Missão de Observadores das Nações Unidas deu início à tentativa frustrada de intermediar o diálogo entre regime sírio e oposição.

Na semana passada o chefe da UNSMIS Major General Robert Mood revelou que populares haviam atacado violentamente o comboio de observadores na entrada de Al-Haffah, durante a a ocupação do exército sírio, que deixou a comunidade internacional apreensiva.

Segundo os relatórios mais recentes divulgados pelas Nações Unidas, os últimos 10 dias têm se mostrado extremamente difíceis para a missão.

"A escalada da violência está limitando nossa capacidade de observar, verificar, relatório, bem como auxiliar no diálogo local e projectos de estabilidade", afirmou o Maj. Gen. Robert Mood em coletiva de imprensa em Damasco na Quinta. Ver vídeo em inglês:

"A falta de vontade das partes para buscar uma transição pacífica, e o impulso para alcançar posições militares avançadas está aumentando as perdas de ambos os lados: civis inocentes, homens, mulheres e crianças estão sendo mortas todos os dias. Também representam riscos significativos para nossos observadores." completou.
O chefe da missão afirmou que os observadores e recolherão para sua base de operações na Síria e aguardarão novas ordens. Disse que a equipe tem muita vontade para continuar cumprindo se dever, mas pretende voltar a atuar assim que perceber que as condições estiverem favoráveis.

"... o Governo sírio tomou algumas medidas - como chegar a um acordo sobre modalidades para fornecer apoio humanitário - a realidade é que o uso da força continua com uma intensidade alarmante", os relatores especiais, disseram em um comunicado em conjunto. "As medidas tomadas são insuficientes." - Disse a missão.
Em resposta à declaração do chefe da Missão de observadores, a SANA (agência de notícias estatal da Síria) publicou o que seria uma fala do Min. de Negócios Estrangeiros Gen. Maude:

"..A Síria afirma o seu respeito para o Plano Annan e seu compromisso com a segurança absoluta da vida dos observadores" Sana Syria.

Na matéria seguinte revela o esforço do regime para perseguir os "terroristas" que entram pelo Líbano e pela Turquia (FSA Exército Livre formado por dissidentes do exército regular sírio e se uniram à oposição ao regime Al-Assad), ainda uma outra matéria de capa que cita o especialista russo Igor Korothenko como afirmando que a Síria enfrenta uma "conspiração externa que envolve Washington, Londres e França, Turquia, Qatar e Arábia Saudita.

Relatório da CCLSy (Comitê de Coordenação de Locais da Síria) revelou que 48 pessoas foram mortas pelo regime sírio nesta sexta em todo país.


  • 12 mortes nos subúrbios de Damasco
  • 9 em Homs
  • 10 martyrs em Daraa
  • 6 em Deir Ezzor
  • 6 em Aleppo
  • 2 em Damascus
  • 2 em Idlib
  • 1 em Raqqa

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -