Translate

Posted by : Unknown April 23, 2012

A situação parece uma brincadeira de gato e rato. De um lado o ditador genocida Bashar Al-Assad. De outro, as Nações Unidas representada pelos Observadores Internacionais implantados no país para verificar e garantir o acordo do cessar-fogo ora firmado entre as partes. Na prática, os Observadores estão deixando de enxergar massacres realizados quase que diante de seus olhos.

Enquanto acompanhava os Observadores, o dissidente 1º Tenente Abdul Razzaq Talas
é recebido como herói, por dedicar-se a proteger as mães de Homs, do regime sírio.
"Snapshot"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2012 - 07h34 GMT-3

Homs é a região mais atacada pelo regime sírio por meio de bombardeios incessantes, invasões nas residências seguidas de prisões aleatórias, torturas e mutilações até a morte. Coincidentemente é o lugar escolhido como base dos Observadores Internacionais. Como pode um Observador assinar um relatório afirmando que em Homs: "Está tudo em paz" ou "Nada anormal"?

Foi relatado neste fim de semana que os Observadores decidiram se hospedar no mesmo hotel na cidade. Isto facilitaria o encontro do grupo ao final do dia para discutir os acontecimentos e para a formulação do relatório, e receber novas instruções para o dia seguinte. Contam os populares que assim que os observadores deixavam a região visitada para retornar à base improvisada no hotel, os bombardeios re-iniciavam e os tanques voltavam às ruas destruindo e matando tudo o que encontrava.

Por estas denúncias, o líder dos Observadores decidiu deixar 2 especialistas definitivamente instalados na cidade. Com isto, os populares passaram a se sentir mais seguros um pouquinho.


Mas a rotina destes profissionais não é simples. Enquanto percorrem as ruas de carro, são acompanhados por uma gigantesca nuvem de testemunhas oculares. Uma verdadeira procissão, em que a maioria que contar um fato que considera importante aos olheiros internacionais. A verdade é que há um  forte esquema do regime sírio para frustrar esta missão, a exemplo do grande sucesso que obteve na missão enviada anteriormente pela Liga Árabe. A estratégia consiste em dar espaço, mas minar a credibilidade do relatório. para que isto aconteça com sucesso, o serviço secreto sírio infiltra agentes ou partidários de Al-Assad no meio da multidão para dar depoimentos e testemunhos exagerados, ou completamente falsos. Eles ainda fornecem informações contraditórias e aproveitam a oportunidade para vigiar os depoimentos verdadeiros para notificar a fonte e entregá-la ao regime para prestação de contas...

Percorrendo as ruas da cidade cercado de dezenas ou centenas de pessoas falando ao mesmo tempo, contando histórias absurdamente violentas, torna-se difícil dar espaço para que o Observador consiga realizar seu trabalho com clareza.


Video: Enquanto percorria as ruas de Homs no dia 21 de Abril de 2012 (sábado), Observadores sofreram atentados à tiros por sniper acusado de servir ao regime sírio:


Com a volta da velha estratégia de utilizar fotografias e vídeos de outros conflitos em outros países e outras datas, o regime sírio busca confundir as informações até mesmo na internet, na troca de provas entre ativistas online. Nesta sexta eu mesmo identifiquei imagens da guerra do Iraque em 2001 e da revolução Líbia em 2011 como sendo comprovação de massacres realizados pelo exército sírio nesta semana em Homs ou Idlib.

Flagrante: Tanques nas escolas de Homs - cortesia: "Homs: Mãe dos Mártires"
Na corrida contra o tempo, Al-Assad ainda espera resgatar a "tranquilidade" de seu governo impetrando castigo contra a província rebelde de Homs, como meio de cessar a revolução na raiz. Longe de cumprir qualquer tipo de acordo no âmbito internacional, o regime sírio mantém suas tropas nas cidades e seus tanques escondidos nos pátios das escolas, aguardando o retorno dos Observadores para seus respectivos alojamentos, a fim de retornar a busca pelo fim da rejeição ao seu regime que já perdura há 48 anos de corrupção, crueldade e genocídios.

Continua...

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -