Translate

Posted by : Unknown May 07, 2012

Um rota no mínimo inusitada: Um comboio palestino de suprimentos médicos indo para a região de Gaza está cruzando a Síria, com suposto apoio do regime sírio. Mas ativistas do mundo inteiro estão angustiados com os infinitos riscos que este comboio corre em face aos inescrupulosos milicianos e mercenários do regime de Al-Assad.


MVP5 - Comboyo de 500 veículos levando ajuda para Gaza em 2011 -
Cortesia: "gazasolidarity"
Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 07 de Maio de 2012 - 10h45 GMT-3

A notícia começou a ser promovida na internet por iniciativa de ativistas de direitos humanos (pró-palestina) que temem o desvio do carregamento por "terroristas" que, na verdade agem na Síria em nome do presidente Bashar Al-Assad, o mesmo que ofereceu colaboração para a travessia dos recursos por sua terras.

Este é o 6ª comboio "Viva Palestina" enviado para socorrer as vítimas do conflito entre palestinos e as forças israelenses na área sitiada da Faixa de Gaza.

De acordo com um comunicado de imprensa na página "azratogaza" de apoio ao movimento "Viva Palestina", o comboio que transporta lampadas solares, cadeiras de rodas, muletas e geradores de energia para as escolas, entre outros materiais, não encontrou meios de contornar a síria por rota marítima entre Turquia e Egito, tendo que considerar a travessia da Síria por via terrestre como (a melhor?) opção.

A página informou que a rota escolhida (Síria) não poderia garantir nem a "integridade física dos voluntários no comboio" e que 2 deles teriam retornado para Gaza. Citando os dois ativistas que escrevem na página e seus parceiros e patrocinadores do movimento, o "azratogaza" comentou:

"VPM & AS sentiu que isso era muito arriscado e para a segurança de nossos voluntários sobre o comboio, que não podia ser garantida. Nem o nosso Ministério das Relações Exteriores (que nós trabalhamos em parceria), permite-nos realizar esta rota.
Além disso, o comboio rodoviário em toda a Síria daria credibilidade aos assassinatos brutais de civis inocentes, atentados indiscriminados e desproporcionado da força por parte das autoridades sírias.
Assim, em consulta com os nossos parceiros na AS, nós dois decidimos não participar em VP6,  e voltamos direto para Gaza."

Outras publicações por ativistas nos bastidores dos Direitos Humanos Internacionais confirmam que o comboio está à caminho de Gaza pela rota terrestre na Síria.

A ativista judia "Judy Prebell" disse que o governo sírio ofereceu "apoio" na passagem do comboio por seu país. O "azratogaza" ainda acrescentou que no dia 16 durante a passagem por cidades e aldeias sírias foram recebidos com grande festa por parte da população, por imaginar que estes recursos seriam enviados para eles. Mas o site "syriansun.info" também comenta sobre os debates que a controversa rota tem gerado, temendo pela integridade do material, ou pela falta de garantia de que o suprimento chegará ao destino certo.

A discussão levanta inúmeras possibilidades. Com a ajuda internacional impedida de chegar até o povo sírio por determinação de seu próprio governo, ativistas temem um ataque ao comboio por parte dos populares diante de tamanha tentação. O escritor da página "O Sol da Sìria" questionou:

"É equivocado, tolo, cruel ou indiferente levar ajuda PASSANDO por quem está muito necessitado?"
 Na última versão do "VIVA PALESTINA", um comboio formado por 500 veículos transportando suprimentos médicos e material escolar e educativo conseguiu furar o bloqueio militar na região de Gaza e ajudar ao povo da região sitiada.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -