Translate

Posted by : Unknown June 02, 2012

Uma mensagem enviada pelo Exército Livre por meio do batalhão rebelde Umayyad localizado em Damasco, que dizia neste Sábado que a TV estatal síria acusou o exército livre de uso de armas químicas. Como o exército só utiliza armas leves de mão e foguetes de ombro, enviou um alerta para o próximo passo do regime sírio, que sem receio já se prepara para utilizar armas químicas, um dos maiores temores das Nações Unidas.

Massacre de Hula 27-05-2012 Foto cortesia de "FreedomHouse2"
Por Saulo Valley para JIRABH (Jornalismo Internacional da Revolução Árabe do BlogHumans)

Rio de Janeiro, 02 de Junho de 2012 - 05h21 GMT-3


As armas químicas da Síria são um dos grandes temores das Nações Unidas. Esta é considerada uma das principais razões para que a Síria ainda não tenha sofrido um intervenção militar. Em posse de vasto estoque de armas germinativas, a Síria se mantém no controle da atual situação na relação Síria-comunidade internacional. Talvez esta seja uma das principais razões para tanto receio da comunidade internacional ao tentar dialogar com o regime sírio. Outra razão é em relação ao Irã, Rússia e China, um conflito que levaria à instabilidade do Oriente Médio e à temida guerra mundial.

Mas já há indícios de uso de armas químicas na Síria. Há alguns dias publicamos no BlogHumans que as forças de segurança estavam utilizando uma espécie de fumaça (de uso parecido com a bomba de efeito moral), mas que provocava gravíssimas queimaduras por toda a superfície da pele. A matéria foi publicada em 09 de Maio deste ano reportava o uso de  armas químicas sobre a cidade de Rastan que deixou 10 mortos por queimaduras e muitos feridos e em Outubro do ano passado já havia publicações à respeito no "Saulo Valley Blog Notícias".

Direitos Humanos

O HRW (Observatório dos Direitos Humanos das Nações Unidas) realizou uma reunião de emergência na Sexta-feira dia 1 de Junho deste ano, para discutir a violência em curso na Síria, em consequência do massacre de Hula e as continuadas prisões massivas e execuções sumárias de civis com uso do exército e de milícias contra a população civil. No final da seção uma resolução forte foi aprovada na sessão de emergência da ONU em condenação ao regime sírio pelo massacre de Houla em Homs.

Outro acontecimento que chama atenção foi o fato de que 55 organizações não-governamentais assinaram um pedido para a expulsão da Síria do Comitê dos Direitos Humanos das Nações Unidas Ler artigo publicado pela HRW.

Video: Pesado bombardeio, tiroteio, incêndios e explosões no confronto entre exército sírio e dissidentes em Bab Al-Shabaa em Homs.


Greve Geral

A paralisação do comércio é uma forma popular de protesto contra a opressão na Síria e neste Sábado as forças pró-regime invadiram os centros comerciais de bairros de Damasco e Aleppo para obrigar aos comerciantes a abrirem as suas portas para o atendimento ao público.

No bairro Skibba, localizado na região rural de Damasco, 100% do comércio se encontra fechado e há relato de que vândalos estão destruindo lojas da rua Walnut Street, mas não se sabe ainda se são pró-assad. De acordo com ativistas sírios, a atividade comercial na região está 100% paralisada.

Em Homs o comércio também aderiu ao chamado para a greve nacional do comércio, para dificultar o regime sírio de gerir as suas contas e prejudicar a compra de novas armas pelo sistema.


Relatório de vítimas para hoje pela CCLSy

A Coordenação de Locais da Síria avisou que nesta manhã de Sábado o número de mortos já chegou a 8, tendo uma menina entre as vítimas.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -