Translate

Posted by : Unknown December 19, 2011

A Comissão de Coordenação dos Locais da Síria disse que esta Segunda-feira provavelmente foi o dia mais sangrento de todos os dias da revolução, resultando em muitas baixas de dissidentes (80) e a morte de 48 civis. Isto se estes relatórios puderem ser criteriosamente confirmados, mas há a dificuldade provocada pelo apagão de mídia e de comunicações.



Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2011 - 19h41min.

Apesar no numero número de corpo encontrados em Homs entre Junho e Julho, desta vez o número de mortes foi em tempo real. Os corpos não foram encontrados depois de dias de executados. Se os relatórios estão corretos, todos (incluindo 1 criança e 1 mulher) foram mortos no dia de hoje, segunda-feira 19 de Dezembro de 2011.

De acordo com a CCLS dos 48 mártires:

9 pessoas morreram em Idlib no bairro de Kansafra.
3 em Damasco
14 em Deraa
12 em Homs
3 em Deir Al-Zour, no bairro de Qoriya
3 em Hama
2 mártires em Saraqeb
1 em Damasco (Suburbio)
1 em Hassakeh

Mesmo assim a população não descansou, nem se acovardou. Saiu para as ruas para protestar, pedindo a queda do presidente, a destruição do regime e a punição dos responsáveis pelos massacres na Síria.

Há duas horas a CCLS disse que o exército Sírio entrou em Deraa bombardeando tudo o que encontrava, resultando na morte de várias pessoas e deixando pelo menos 50 feridos.

A Coordenação disse ainda que muitos dos dissidentes mortos hoje foi em decorrência de terem anunciado suas deserções e teriam, sido executados imediatamente. Entre eles estava o Tenente Coronel Al-Hafl, e todos os seus subordinados que desertaram juntamente foram perseguidos por toda a região de Hassakeh. A forças de segurança cercaram toda a área do bairro de Ghowairan a fim de matar os dissidentes, no fim da tarde desta segunda-feira.

Nações Unidas

Dia agitado para as Nações Unidas que aprovou um projeto de resolução condenando os massacres de civis na Síria, destacando a violação dos direitos humanos em todo o país.

De acordo com a Aljazeera que disse que a resolução foi aprovada por maioria de 133 países contra 11 votos contra e 43 abstenções. A fonte citou o embaixador sírio Bashar Jaafari como disendo que a aprovação da resolução era "uma conspiração satânica contra a síria."

Liga Árabe

As agências internacionais, especialmente as agências árabes garantem que a Síria assinou nesta segunda, o protocolo que garante a presença de "Observadores" por 30 dias na Síria, podendo ser renovado a pedido de ambas as partes.

Citando o site "news.ripley" que citou o NSC (Conselho Nacional Sírio), a oposição legítma ao regime de Alassad que disse não estar surpreso com  a assinatura do acordo, já que o regime precisa ganhar mais tempo, a surpresa está em a Liga Árabe continuar dando mais tempo para a Síria (o que só faz aumentar a mortandade, como se viu hoje).

Apoio Internacional

A estratégia de assinatura do procolo por 30 dias foi influenciada pela Rússia, como disse Damasco hoje e citado pelo site Cuwaitiano "kuna" que disse que a Rússia comemorou a assinatura do acordo, reiterando seu interesse no "diálogo nacional" ao invés de qualquer tipo de "intervenção estrangeira".

O site "yourmiddleeast" já citou o Irã como elogiado a atitude Síria, mas segundo a fonte o presidente iraniano Ahmadinejad criticou a pressão dos estados árabes para que a o regime sírio assinasse o acordo, e ele teria descrito ao esforço árabe como "uma piada".

O site "realclearworld" disse que a mídia estrangeira não terá chance de entrar na Síria em 2011 ainda, por determinação de Damasco.

Visão popular

Para o ativista Hamdi Hammad

"a assinatura do protocolo para os observadores é apenas uma manobra baathista russo-iraniana e nós temos sérias dúvidas sobre o compromisso do sistema (Liga Árabe) para o infrator (Al-Assad) como ele tenta explorar os prazos para a supressão da revolução.


Já um ativista sírio que não quer ser identificado mas responde pelo apelido de "Unidade Pela Síria" disse:

"Parece muito evidente que a Liga Árabe ainda é a mais elusiva do regime de Bashar e cúmplice com ele até  o limite e além de Moderadores consumirão meses de engano, fraude e falsificação."

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -